quarta-feira, 19 de maio de 2010

TEATRO AMAZONAS


Teatro Amazonas
Fonte: Portal Amazonia

A história do Teatro Amazonas, considerado um dos teatros mais belos do Brasil, localizado no Largo São Sebastião, zona central de Manaus, começa em 1881, quando o Deputado A. J. Fernandes Júnior apresentou o projeto para a construção de um teatro em alvenaria, na capital do Amazonas, que logo foi aprovada pela Assembleia Provincial do Amazonas.

Nessa época, Manaus vivia o auge do Ciclo da Borracha. Era uma das cidades mais prósperas do Brasil, embalada pela riqueza originada do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas.

O projeto arquitetônico do Teatro Amazonas é de de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa e data de 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884.

As obras transcorreram de forma lenta. Somente no governo de Eduardo Ribeiro, governador que promoveu grandes obras na cidade de Manaus, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos pelo governo do Estado, arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra.

A decoração interna ficou a cargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domênico de Angelis.

A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 685 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes. No salão nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domênico de Angelis.

Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Moliére, Carlos Gomes, Rossini, Mozart, Verdi, Chopin e outros.

Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Do centro, pende um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza.

Destaca-se, ainda na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro das águas dos Rios Negro e Solimões.

O Teatro Amazonas é o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente.

Durante todos os anos, sempre no mês de maio, a casa de espetáculos é palco do maior Festival de Ópera da América Latina, o Festival de Ópera do Amazonas, onde se apresentam óperas mundialmente conhecidas.

Em julho acontece o Festival Amazonas de Jazz e em outubro realiza-se no Teatro Amazonas, O Amazonas Film Festival, Festival de Cinema de Aventura, evento que conta com a participação de astros do cinema do Brasil e do exterior.
Agenda:

O Teatro está aberto para visitação de segunda à sábado, das 09 às 16 horas, com guias de turismo poliglotas. Localiza-se na Rua Tapajós, s/n, Centro, Cep 69.025-140- Praça São Sebastião- Manaus-Amazonas.

Um comentário: